global telecom explica

Descubra como escolher a velocidade de internet banda larga

Escolher a velocidade da internet na hora de contratar faz toda a diferença na qualidade da sua conexão. Descubra o que você deve considerar na hora de contratar o seu plano de internet banda larga para evitar conexões lentas.

Velocidade da internet: como escolher o Melhor Plano

A diversidade de diferentes personalidades brasileiras, com diferentes tipos de demandas, acabou provocando algo bom e ao mesmo tempo ruim no mercado de internet banda larga. Se por um lado existem diversas opções para o consumidor escolher, por outra se tornou muito fácil ficar perdido.

São tantos planos diferentes, com vantagens diversas que fica bem difícil se decidir. Sendo assim, nós desenvolvemos uma espécie de critério na hora de escolher qual a melhor internet banda larga que nos atende.

Sempre comparamos qual serviço possui o melhor custo-benefício, que supre as nossas demandas e oferece as melhores vantagens. E claro, a velocidade da internet é um fator bem relevante. E é preciso observar alguns critérios muito importantes relacionados ao seu consumo, para não ter problemas com internet lenta e que não atinja as suas expectativas.

Portanto, para escolher a velocidade da sua internet, é preciso observar 3 fatores:

  1. A velocidade de download e de upload
  2. O número de pessoas que residem na sua casa e que usam a internet
  3. O tipo de consumo dos usuários da rede

Tipo de consumo de internet

O tipo consumo de internet é outro fator relevante, com uma lógica semelhante a do número de pessoas na sua residência. Ou seja, se você consome uma grande quantidade de dados por segundo, precisa de uma boa velocidade para dar conta.

De modo geral, podemos resumir em 3 perfis de consumo de internet:

  1. Básico =  Entre 1MB a 5MB por usuário: Uso voltado para o envio e recebimento de e-mails, checar o Facebook e redes sociais, assistir alguns vídeos no youtube. 
  2. Moderado = Entre 5MB a 10MB por usuário: Conferir email, checar as redes sociais, Assistir Netflix, baixar filmes na internet, usar nuvens com frequência como o Google Drive ou DropBox. 
  3. Heavy User = Entre 10MB a 15MB por pessoa: Ver vídeos, baixar séries e filmes, jogar jogos online, acessar serviços de streaming. 

Observações

Antes de adquirir seu roteador verifique se ele tem capacidade de entregar a banda contratada à seus dispositivos!

IEEE 802.11A

PADRAO WIFI PARA FREQUÊNCIA DE 5Ghz com capacidade teórica de 54Mbps


IEEE 802.11B

PADRAO WIFI PARA FREQUÊNCIA DE 2.4Ghz com capacidade teórica de 11 megas

IEEE 802.11G

PADRAO WIFI PARA FREQUÊNCIA DE 2.4 GHZ COM CAPACIDADE TEORICA DE 54 MEGAS.

IEEE 802.11N

PADRAO WIFI PARA FREQUÊNCIA DE 2.4 OU 5Ghz com capacidade teórica de 150 a 600 megas.

IEEE 802.11AC

PADRÃO WIFI PARA FREQUÊNCIA DE 5GHZ com capacidade teórica de 1Giga