Tem alguma dúvida?

Perguntas frequentes

Se você acabou de comprou um roteador wireless recentemente ou nunca mudou a senha do roteador Wi-Fi, seu computador pode estar sujeito a invasões de rede e até mesmo vírus e roubo de informações pessoais.

Para manter sua segurança online, é importante mudar a senha do Wi-Fi regularmente, e isso é mais fácil do que você pensa!

Neste guia, vamos mudar a senha de um roteador D-Link, que é uma das marcas mais populares no mercado, mas se você tem um roteador de outro modelo, como TP-Link ou Linksys os passos são bem parecidos. Vamos lá!

Passo 1: Identifique o endereço do IP do seu roteador

Com o computador conectado na rede, a primeira coisa que você tem que fazer é identificar o endereço de IP do seu roteador. O IP geralmente vem impresso no aparelho, e é um conjunto de quatro grupos de números separados por pontos, como no exemplo abaixo:

Roteador WiFi

Se você não achou o endereço de IP no roteador, é possível descobrir o número pelo computador. Para fazer isso, aperte a tecla do Windows + R e escreva “cmd” (sem aspas). Aperte Enter para abrir o Prompt de Comando, e então escreva “ipconfig” e pressione Enter para ter acesso às informações de rede do Windows.

Como Mudar a Senha do WiFi

O endereço de IP do roteador pode ser localizado em frente ao “Gateway Padrão”. Neste exemplo, o número é 192.168.0.1.

Como Mudar a Senha do WiFi 2

Passo 2: Acesse o menu de opções do roteador através do IP

Com o endereço de IP em mãos, abra um navegador de internet, como o Internet Explorer, Google Chrome ou Mozilla Firefox. Escreva o IP na barra de endereço e aperte Enter.

Como Mudar a Senha do WiFi 3

Você precisará colocar um nome de usuário e senha na tela de autenticação para prosseguir. Verifique a etiqueta embaixo do aparelho ou o manual do roteador para descobrir o nome de usuário e senha. Por padrão, o nome de usuário é “admin” e a senha também é “admin” (sem aspas). Se isso não funcionar, tente a senha “password” ou deixe o campo em branco e clique em “Conectar”.

Dica: Se você mudou a senha de administrador anteriormente e não se lembra, você pode restaurar as configurações de fábrica do roteador segurando o botão “Reset” do aparelho por alguns segundos.

Passo 3: Escolha um nome para a sua rede

Agora, você estará no menu de configurações do seu roteador Wi-Fi. O próximo passo é encontrar as configurações de rede sem fio, na aba “Wireless”.

Como Mudar a Senha do WiFi 4

Aqui, procure pelo nome da sua rede Wi-Fi, no campo “SSID”, “Wireless Name” ou “Network Name”. Escolha um novo nome para a rede, que será exibido quando você procurar uma conexão Wi-Fi pelo celular ou pelo notebook.

Como Mudar a Senha do WiFi 5

Dica: o nome da rede ficará visível para qualquer pessoa próxima do seu roteador, por isso evite usar informações pessoais como o seu nome ou sobrenome. No exemplo, escolhemos Rede-Zoom.

Passo 4: Mude a senha da rede wireless

Agora só falta alterar a senha da sua rede Wi-Fi. Clique no botão “Configurações avançadas” ou “Wireless Security” e escolha um protocolo de segurança, isto é, a forma como seus dados serão encriptados. Recomendamos que você use WPA2 ou WPA-Personal, que são os protocolos mais seguros atualmente.

Como Mudar a Senha do WiFi 6

Escreva sua nova senha no campo chamado “Senha”, “Password” ou “Shared Key”. Ela deve ser composta por pelo menos 8 caracteres, que podem ser uma combinação de letras, números e símbolos, como “!”, “?” e “#”. Não se esqueça de anotar sua senha em um lugar seguro para acessar o Wi-Fi depois.

Passo 6 (apenas roteadores Dual-Band): Configure a segunda rede wireless

Os roteadores Dual-Band, que são mais modernos, operam simultaneamente nas frequências 2.4GHz e 5.0GHz. Para habilitar as duas redes, você deve configurá-las individualmente.

Como Mudar a Senha do WiFi 7

Ao configurar a segunda rede Wi-Fi, você pode escolher um nome de rede e senha diferentes, para escolher manualmente qual dispositivo ficará conectado a cada frequência do roteador.

Dica: Se você deixar o SSID e senha iguais nas duas redes, seus dispositivos escolherão automaticamente a frequência mais rápida compatível.

Passo 7: Salve as alterações

Clique em “Aplicar” ou “Salvar” para confirmar as alterações e pronto! Seu roteador pode precisar reiniciar para aplicar as mudanças, mas ele já estará com o novo nome e senha assim que ligar de novo. Agora, você só precisa reconectar seus aparelhos à rede Wi-Fi e voltar a usá-la normalmente.

1° Reinicie o Conversor Óptico (ONU) e o roteador.

2° Confira se todos cabos estão conectados corretamente.

3° Caso o problema persista, entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento.

Caso esteja encontrando problemas na conexão, antes de entrar em contato, tente executar o seguinte procedimento:

  • Reinicie a ONU e roteador (ligue e desligue da tomada).

  • Tente acessar um site com outro navegador.

  • Teste a conexão em outro dispositivo conectado a rede (celular, tablet, notebook).

 

Caso ainda note que esta sem conexão entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Lembre-se de informar exatamente quais sites apresentam problema.

Download é a velocidade de recebimento de dados (como um arquivo, vídeo, imagem) de outro computador ou servidor para o seu computador por meio da internet.

Upload é  a velocidade de envio de dados (como um arquivo, e-mail, foto) de um computador em um local para um computador ou servidor em outro local, por meio da internet. A velocidade de upload é geralmente menor do que a velocidade de download. A Copel Telecom é a única que oferece bandas simétricas, ou seja, a velocidade contratada é a mesma para baixar arquivos (download) e para enviá-los à rede (upload), garantindo a maior velocidade de up

Entenda quais as diferenças entre conexão dedicada e compartilhada. E descubra qual a melhor opção de internet para empresas.

Nos tempos atuais, ter uma boa conexão é imprescindível para qualquer tipo de empresa. Já que é através dela que é possível divulgar o seu negócio na internet e até mesmo vender os seus produtos. No entanto, ao pesquisar pela melhor solução, é possível que surja uma dúvida: internet dedicada ou banda larga? Qual é a melhor  internet para empresas ou seu negócio? Antes de mais nada é preciso entender  que existem dois tipos de internet para empresas: a internet compartilhada (banda larga convencional) e a dedicada (também conhecida como link dedicado). A principal distinção entre elas é a maneira como o computador se conecta ao servidor que presta o serviço de internet.
Internet para empresas: qual a melhor opção?

Acesso ao servidor é diferente em internet dedicada e compartilhada.

Enquanto na convencional a conexão é utilizada por todos os clientes do provedor – residenciais e comerciais – ao mesmo tempo, na dedicada, como o nome sugere, o uso é exclusivo do contratante. Podemos imaginar uma estrada que liga sua empresa ao servidor. Na convencional, você, seus vizinhos de rua e das quadras ao redor utilizam a mesma via em conjunto.Justamente por esse motivo, em determinados horários do dia, a conexão fica mais lenta, assim como no trânsito. Diversas pessoas utilizam a mesma via, ao mesmo tempo, para acessar o servidor. Porém, quando se trata de internet dedicada, a estrada que liga sua empresa ao servidor é utilizada somente por você e seus funcionários.
Internet para empresas: qual a melhor opção?

A internet dedicada é como uma estrada de uso exclusivo da sua empresa.

Ainda não sabe qual domínio de internet escolher? Então clique aqui e conheça nossas dicas! 

INTERNET PARA EMPRESAS: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Como vimos, a diferença na forma de acesso ao servidor é diferente entre a internet compartilhada e o link dedicado. Dessa forma, esses dois modelos entregam diferentes resultados, com vantagens e desvantagens para cada um deles. Mas qual a melhor internet para empresas? Não existe uma resposta ideal para esta pergunta. Já que o produto ideal está relacionado ao porte da empresa, suas necessidades e particularidades. Veja o que cada uma oferece e entenda o que é melhor para o seu negócio.

DESEMPENHO

Aqui a vantagem é toda da internet dedicada. O serviço de Internet Dedicada, oferecido pela Global Telecom, garante 100% de entrega da velocidade – o que é estabelecido em contrato. Não importa a hora do dia ou a quantidade de pessoas que utilizam a conexão. Porém, os planos de internet compartilhada, asseguram a entrega mínima de 40% da velocidade máxima prevista e, em alguns momentos podem atingir os 100%. Isso quer dizer que se fizer um plano de 300 Mbps, vai receber os mesmos 300 Mbps pela Internet Dedicada. Já na opção compartilhada, a entrega garantida fica em 120 Mbps.
Internet para empresas: qual a melhor opção?

A conexão da internet dedicada é sempre estável e conta com 100% da velocidade contratada.

ESTABILIDADE

Na conexão dedicada o provedor garante sinais estáveis e velocidades iguais para download e upload (baixar e enviar arquivos). Entretanto, para a internet convencional, quanto maior o número de usuários ligados ao servidor, mais instável se torna a conexão. O tipo de uso por parte dos colegas de compartilhamento também influencia. Ou seja, a utilização de jogos onlinedownloads de arquivos pesados e streaming, podem afetar ainda mais a qualidade da sua conexão.

SEGURANÇA

Com o link dedicado, por se tratar de um canal exclusivo, o monitoramento dos dados e da rede é simplificado. Por sua vez, isso se traduz em maior segurança para sua empresa e toda a troca de informações feita por ela. Contudo, o mesmo não se observa na internet compartilhada. Como existe um número enorme de usuários utilizando o mesmo serviço simultaneamente, a conexão fica mais vulnerável.
Internet para empresas: qual a melhor opção?

Segurança é uma das vantagens da internet dedicada.

CUSTO

A banda larga compartilhada custa bem menos do que uma conexão dedicada uma vez que o custo é diluído entre todos os clientes. Porém, se para o negócio da sua empresa ser viável é necessário ter uma conexão confiável e estar 24 horas conectado. Então, o valor de um plano de internet dedicada passa a ser parte vital da operação. Nesse caso, a falta dele pode gerar sérios problemas e prejuízos. Sendo assim, a vantagem ou desvantagem depende da necessidade e perfil de cada negócio. Agora que você já descobriu o que é a internet compartilhada e a dedicada, que tal descobrir os diferenciais da Internet Dedicada, o serviço de internet para empresas que a Global Telecom disponibiliza?

INTERNET DEDICADA

Se sua empresa trabalha diretamente não pode se dar ao luxo de ficar sem conexão, esta é a sua opção. O serviço corporativo da Global Telecom garante a entrega ininterrupta* de conexão, com 100% da velocidade contratada. Assim, você fica tranquilo para focar nas tarefas estratégicas para o crescimento da sua empresa. O link dedicado da Global Telecom garante alta performance com menor latência de rede. Latência é o tempo (em milissegundos) que um conjunto de dados leva para ir do seu computador ao servidor e voltar. Quanto menor o número, melhor a qualidade de conexão. Já a segurança é garantida por todo o caminho. Porque a conexão com o servidor é exclusiva e é feita utilizando unicamente as redes da Global Telecom. Não quer gastar na compra de equipamentos para adequar a empresa à conexão dedicada? Não tem problema. A Global Telecom disponibiliza pacotes com aluguel de roteador e também manutenção inclusa.
Internet para empresas: qual a melhor opção?

A conexão com o servidor é feita utilizando unicamente as redes da Global Telecom.

Como resolver problemas de internet lenta?

Está com sua internet lenta? A velocidade de upload ou download está sempre muito demorada? Veja abaixo alguns motivos que podem estar causando esse problema:

Verifique se todos os dispositivos conectados ao roteador estão no mesmos ambiente onde está o roteador!

Verifique a intensidade de sinal que está sendo recebida pelo dispositivo

sinal de wifi

Quantidade excessiva de acessos simultâneos na sua rede

O motivo da sua internet lenta pode ser causado porque muitas pessoas estão congestionando sua conexão. 

Troque a senha do seu Wifi pois podem está utilizando sua conexão sem sua autorização e consumindo todo o processamento de seu roteador

Seu roteador pode estar numa posição inadequada

Essa questão está longe de ser um mito. Se você deixar o roteador num lugar ruim, a internet lenta será inevitável. Sendo assim, verifique se o aparelho está instalado em um local central em relação aos dispositivos que irão se conectar a ele.
Além disso, acredite: quanto mais alta estiver a antena do roteador, melhor será o seu WiFi. Por isso, prefira deixa-la a pelo menos uma altura de 1,5 metros de distância do chão.

Verifique se tem muitas redes Wifi no ambiente pois a lentidão pode ser em decorrência de interferências

Deixar aparelhos Bluetooth ativos

Você sabia que utilizar dispositivos Bluetooth no espaço onde está o roteador pode deixar sua internet lenta? Atualmente, essa interferência é um pouco menor do que era antes, mas ainda existe. Sendo assim, se deseja evitar problemas, deixe essa função do seu celular desabilitada.

Ficar longe do roteador quando conectado ao WiFi

Se puder, prefira sempre ficar mais próximo do aparelho. Afinal de contas, quanto mais longe dele, menor será o sinal da sua conexão. E vale ainda ressaltar: caso estiver fazendo alguma atividade que exige mais da sua internet, como por exemplo jogando um game online, conecte o fio azul (ethernet) ao seu computador e pare de usar o WiFi.